⌠ 29 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
32 anos de mudanças na Terra: imagens de satélite 1984-2016

 
⌠ 8 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Geraldo Vandré quebra o silêncio após 37 anos e fala da ditadura

 
⌠ 53 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
O Hiper-realismo de Ron Mueck

ron mueckRon Mueck é um escultor australiano hiper-realista que ultiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte. Embora altamente detalhadas, suas esculturas geralmente eram feitas para serem fotografadas a partir de um ângulo específico, escondendo assim a bagunça da construção vista do outro lado. Aperfeiçoando suas técnicas cada vez mais, hoje Mueck criar obras cada vez mais realistas, perfeitas de todos os ângulos.

A reação perante uma obra de Ron Mueck é de um espanto seguido por uma admiração instintiva (que se dá pela possibilidade de examinarmos os pormenores dos corpos humanos). Será o autor um artista ou apenas um excelente artesão? É o próprio quem se coloca à margem desta polêmica: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto, mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer".

Confira algumas de suas principais obras:

 
⌠ 31 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
#SOMOSTODOSSENSACIONALISTAS
 
Reproduzimos e enfatizamos a depender do que queremos ver.

sensacionalismo

Vivemos uma crise política perdurante que açoita com o cansaço, continuamente, a nossa esperança de dias melhores. Envoltos por dispositivos com ferramentas e recursos socializadores, nos dessocializamos e vemos, a "olho nu", o quão divididos estamos. Batemos no peito em defesa de pontos de vista rasos e ideologias quebradas, defendemos indivíduos indefensáveis e lutamos por ideais fomentados por interesses puramente individuais. Qual a solução quando nós, que somos a solução, não nos enxergamos como solução?

Nossa capacidade resolutiva está atrelada à nossa capacidade de análise crítica, e analisar criticamente nada mais é do que tentar compreender, com justiça e sensibilidade, ações e fatos de maneira conjuntural, levando em conta contextos, processos e realidades. Não é tarefa fácil. No âmbito da política brasileira, as críticas se dividem em duas únicas partes (contra vs a favor), que emanadas por figuras de representativo alcance, dizem de tudo e analisam de nada. Assim, desnorteados, nos confrontamos virtualmente com consequências realmente nada favoráveis à resoluções.

Divididos, enfraquecidos por uma mídia conturbativa (que recorta, expõe o que convém e da forma que lhe convém), perdemos um tempo precioso tratando e discutindo politicagens (trâmites da má conduta de indivíduos na prática política), canalizando energias e recursos para os problemas, sem reflexões. Chamamos a atenção e esquecemos de propor soluções; nos vemos como protagonistas, mas não passamos de meros coadjuvantes, seguindo, coletivamente, o ritmo dos que dominam e querem continuar dominando.

E a solução? Tarda, mas não falha? Enquanto tadarmos, pode falhar inúmeras vezes.

 
⌠ 62 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Gonzaguinha - Comportamento Geral


 
⌠ 65 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
A Verdadeira Globalização
 
 

A Globalização Perversa, por Milton Santos

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

 

 
⌠ 24 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Bauman - Vigilância Mútua


"Todos nós estamos em competição potencial uns com os outros. E é isso que cria a atmosfera de guerra: nada é certo, nada é seguro", sintetiza o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Confira a entrevista completa do humanista ao 
Observatório da Imprensahttp://ebcnare.de/1k9Ngp2
 
⌠ 56 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
"Quando compramos algo, pagamos com o tempo de vida"...

 
É  preciso criar mundos de felicidade com poucas coisas, com sobriedade. É preciso viver com bagagem leve e não escravizado pela renovação consumista permanente, que obriga a trabalhar, trabalhar e trabalhar para pagar contas que nunca terminam. Não se trata de uma apologia da pobreza, mas de um elogio à sobriedade.
 
 
⌠ 58 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
13 Fotos Historicamente Curiosas
 
alt
Chegada da Mona Lisa ao Museu do Louvre, logo depois da II Guerra Mundial.
 
alt
Uma praia da Austrália, em 1900.
 
alt
Segregação racial no sul dos Estados Unidos.
 
alt
Um dos primeiros McDonald's.
 
alt
Um carro no ano 1900.
 
alt
Hugo Gernsback e seu televisor portátio, em 1963.
 
alt
Charlie Chaplin com 27 anos, em 1916.
 
alt
Fidel Castro uma sua escola católica, em Santiago de Cuba, 1940.
 
alt
A rainha Elizabeth durante o serviço militar na II Guerra Mundial.
 
alt
Martin Luther King e seu filho removendo uma cruz queimada que membros do KKK (Ku Klux Klan) deixaram em frente a sua casa, em 1960.
 
alt
Os Beatles no início da cerreira.
 
alt
Filmando o leão para a clássica logo da MGM
 
alt
O último Tigre da Tasmania, 1933.
 
 
⌠ 72 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Hamlet de Shakespeare e o Mundo como Palco - Leandro Karnal

“Hamlet é o anti-facebook”

O personagem de Shakespeare, diz o historiador Leandro Karnal, não só não é feliz como não faz questão de parecer feliz. “Hamlet é melancólico, tem uma consciência brutal e, quem tem consciência brutal, não sorri nem compartilha sua vida medíocre o tempo todo”.

 
⌠ 40 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Intolerância



 
⌠ 56 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Marcas de Guerra Transformadas em Arte

Desenhando sobre a fumaça dos bombardeios, jovens palestinos retratam o drama humano que existe por trás de cada explosão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
⌠ 32 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Documentário LEVA

 
Sinopse: No coração de São Paulo pulsa o maior movimento de luta por moradia da América Latina. Famílias desabrigadas ocupam o edifício Mauá, um dentre muitos ocupados no centro da cidade. O documentário LEVA acompanha a vida de moradores da ocupação e revela a organização de siglas que se unem numa organização para transformar os espaços abandonados em habitáveis. A estruturação do edifício pelos movimentos de luta de moradia irá refletir na reorganização e redescoberta das pessoas como indivíduos através do coletivo.

Brasil, 2012, 55 min
Produção: Canal Futura
 
 
⌠ 14 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
Filmes Existenciais e Reflexivos


Para sempre Lilya

Diretor: Lukas Moodysson
Produção: Lars Jönsson
Roteiro: Lukas Moodysson
Duração: 109 min.
Ano: 2002
País: Suécia/ Dinamarca
Gênero: Drama

Sinopse: Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento.

Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei. Mas a história que se conta é a de uma adolescente que se vê abandonada pela família e pelos amigos, e que, devido a uma sequência de traições e de desilusões, cambaleia continuamente no caminho da felicidade. Para Lilya, a felicidade é fora dali, noutro lugar, noutro país. Se ali é o Inferno, sair dali só pode ser o Paraíso. Mas o Inferno pode ser em qualquer parte e isso cedo deixará de constituir uma surpresa, já que o filme arranca com a protagonista a correr pelas ruas, desesperada e visivelmente maltratada fisicamente, antes de partir para um flashback que nos vai apresentar o seu percurso até ali.

O filme mostra quem vive sentindo as dificuldades na pele, no dia-a-dia e pelos cidadãos ou poder político dos países economicamente estáveis, para os quais o problema se traduz em números (qual a capacidade de absorção e de integração no tecido social, etc.).



As Virgens Suicidas

Gênero: Drama
Duração: 97 min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 12/05/2000
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Jeffrey Eugenides, Sofia Coppola
Distribuidora: Paramount Pictures
Censura: 14 Anos
Ano: 1999

Sinopse: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.



Réquiem para um Sonho


Direção: Darren Aronofsky
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 2000

Sinopse: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro.

Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.



Luz de Inverno


Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Gênero: Drama
Origem: Suécia
Duração: 81 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1963

Sinopse: Um dos representantes da importante Trilogia do Silêncio de Bergman, conheça a história do pescador que vai buscar ajuda de um pastor quando descobre que a China tem uma bomba atômica e pretende usá-la. Só que o pastor, também temendo a crise nuclear, passa por uma séria crise de fé e teme não poder ajudá-lo.



O Substituto

Diretor: Tony Kaye
Produção: Bingo Gubelmann, Benji Kohn, Carl Lund, Chris Papavasiliou, Greg Shapiro, Austin Stark
Roteiro: Carl Lund
Trilha Sonora: The Newton Brothers
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama

Sinopse: Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto – nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decante escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.



Trinta Anos Essa Noite


Título Original: Le feu follet
País de Origem: França
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1963
Direção: Louis Malle

Sinopse: São as últimas 48 horas de um homem totalmente perdido. Alain acaba de sair de um hospital onde fazia um tratamento para desintoxicação alcoólica. Sua amante e amiga de sua ex-mulher – que o abandonou – deseja ajudá-lo. Alain volta a Paris e, através dos bares e de velhos amigos, começa uma espécie de busca de si mesmo na reconstituição do passado. Ao final dessa peregrinação, Alain vai se preparar para a grande partida. Considerado por muitos como a obra prima do cineasta Louis Malle.



Na Natureza Selvagem


Diretor: Sean Penn
Roteiro: Jon Krakauer, Sean Penn
Duração: 140 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Drama

Sinopse: Após concluir seu curso na Emory University, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless (Emile Hirsch) abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias – cerca de US$ 24 mil – para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher depara-se com uma série de personagens que irão mudar sua vida para sempre.



Orações Para Bobby


Gênero: Biografia, Drama
Origem: Estados Unidos
Direção: Russell Mulcahy
Roteiro: Katie Ford, Leroy Aarons
Ano: 2009

Sinopse: Mary (Sigourney Weaver) é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser gay, ela imediatamente leva o filho para terapias e cultos religiosos com o intuito de “curá-lo”. Este é um filme baseado na história verídica de um jovem homossexual, que aos 20 anos suicida-se.

A sua mãe, “Mary Griffith”, interpretada por Sigourney Weaver, a senhora dos ELIEN, sabedora da sexualidade do filho acredita “curar” o filho com base na religião e terapias, para quatro anos depois (1979) Bobby lançar-se de uma ponte. Um filme intenso, dramático, e que espelha ainda hoje a realidade de muitos jovens no mundo. Originalmente feito para TV sendo exibido na noite que antecedia o Oscar, o filme é um dos fortes concorrentes aos prêmios de filmes para televisão. O filme conta com uma boa nota no IMDB.



As Horas


Dirigido por: Stephen Daldry
Gênero: Drama , Romance
Nacionalidade: Reino Unido , EUA
Ano: 2002.
Duração: 115 min

Sinopse: Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1951 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.



Os Inocentes

Título Original: The Innocents
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1961
Direção: Jack Clayton

Sinopse: Algo e estranho e sinistro estava acontecendo naquela casa, pensou senhora Giddens (Deborah Kerr), contratada para cuidar de Flora e Miles, dois irmãos que ficaram órfãos em circunstâncias misteriosas. Com o passar do tempo, Giddens acredita que existe alguma coisa escondida nas trevas da mansão, fazendo com que as crianças tenham um comportamento muito assustador. E a jovem governanta não sabe se terá forças para enfrentar esse perigo oculto na face de crianças inocentes demais para cometer algum mal. Será mesmo? Adaptação da obra de Henry James, “A Volta do Parafuso”.


 

Asas do desejo


Direção: Wim Wenders
Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 127 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1987

Sinopse: Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.



As Harmonias de Werckmeister


Direção: Béla Tarr
Gênero: Drama
Origem: Hungria
Duração: 145 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2000

Sinopse: János Valuska, um simples carteiro apaixonado por astronomia, vê sua cidade sofrer uma revolta depois da chegada de um circo e suas atrações: uma baleia gigante e um príncipe medonho com seus seguidores, pessoas simples das cidades vizinhas que ficaram seduzidas pelo seu discurso niilista contra a burguesia local.

Poucos diálogos sobre a vida, a morte e a filosofia. Principalmente, a beleza melancólica das imagens propositalmente em preto e branco.



O Cavalo de Turim


Direção: Béla Tarr

Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 146 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2011

Sinopse: Turim, 3 de Janeiro de 1889. O filósofo Friedrich Nietzsche sai de casa. Ali perto um camponês luta com a teimosia do seu cavalo, que se recusa a obedecer. O homem perde a paciência e começa a chicotear o animal. Nietzsche aproxima-se e tenta impedir a brutalidade dos golpes com o seu próprio corpo. Naquele momento perde os sentidos e é levado para casa onde permanece em silêncio por dois dias. A partir daquele trágico evento Nietzsche nunca mais recuperará a razão, ficando aos cuidados da sua mãe e irmãs até ao dia da sua morte, a 25 de Agosto de 1900. Partindo deste evento, o filme tenta recriar o percurso do camponês, da sua filha, do velho cavalo doente e a sua existência miserável.



Amadeus


Direção: Miloš Forman
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Duração: 160 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1984

Sinopse: Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri (Abraham), músico contemporâneo de Mozart (Tom Hulce) que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade.

A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart. Não sendo o bastante, após tentar se suicidar, Salieri confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.



Melancolia


Direção: Lars Von Trier
Gênero: Drama
Origem: Dinamarca
Duração: 130 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2011

Sinopse: O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.



Donnie Darko


Direção: Richard Kelly (II)
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Duração: 113 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2001

Sinopse: A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman).

Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entederá ser o mundo pessoal dele.

Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.



Filme do Desassossego


Direção: João Botelho
Gênero: Drama
Origem: Portugal
Duração: 90 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2010

Sinopse: A ação decorre em três dias e três noites, num quarto de uma casa na Rua dos Douradores, em Lisboa. Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros, é um homem solitário e atormentado que vai anotando os seus pensamentos e angústias num livro, que intitula de “Livro do desassossego”.

“A solidão absoluta e perfeita do eu, sideral e sem remédio. Deus sou eu!”, escreveu Bernardo Soares.

O filme baseia-se no “Livro do Desassossego” do escritor Fernando Pessoa.



Crime e Castigo (versão da BBC)


Direção: Julian Jarrold
Gênero: Drama
Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha
Duração: 180 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2002

Sinopse: O longa traz a história de Raskolnikov (John Simm), um inteligente e bem conceituado jovem estudante, que massacrado pelo mundo à sua volta, comete um assassinato para testar sua coragem e princípios.

O filme é baseado na obra do escritor Dostoiévski que vai além da trama e aprofunda-se na trágica história deste anti-herói, um dos personagens mais cativantes da literatura, que combina juventude, paixão e a busca pela essência perdida.


Publicado originalmente em: laparola.com.br

 
⌠ 32 avaliações para a publicação abaixo ⌡
Fábio C.
As Amizades do Facebook

"Eu penso que a atratividade desse novo tipo de amizade, o tipo de amizade de facebook, como eu a chamo, está exatamente aí: que é tão fácil de desconectar. É fácil conectar e fazer amigos, mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar."
 
{youtube}5Lm2O3Q56Wg{/youtube}
 
 
"Na internet é tão fácil, você só pressiona "delete" e pronto, em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500, e isso mina os laços humanos."
 
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Página 1 de 3